sexta-feira, novembro 14, 2008

FestAfife – Festival Internacional de Marionetas e Cinema de Animação

A segunda edição do FestAfife – Festival Internacional de Marionetas e Cinema de Animação realiza-se de 21 a 29 de Novembro. No espaço, este II FestAfife alarga-se da Afife natal a diversos espaços da cidade de Viana do Castelo.

Ao todo serão apresentadas nove produções teatrais oriundas de quatro países e projectadas 43 películas de onze diferentes nacionalidades. Um programa que abrange todos os escalões etários e que, este ano, se estende por dois workshops, exposições e uma performance esporádica.

Marionetas

A presença internacional é o destaque do programa de marionetas. De São Petersburgo, a companhia russa Kulkeni Format apresenta O Circo por um Fio; cruzando a arte circense com a do teatro de marionetas. Da Bulgária, de Haskovo, os internacionalmente premiados Danny & Dessi trazem A Princesa de uma Gota de Água; criando um mundo aquático em palco. Da Galiza, a compostelense Conpañia Títeres Cachirulo mostra Do, Re, Mi… Mozart Joga Aqui; transportando os títeres ibéricos à Viena de Mozart e o compositor clássico ao universo infantil.

A presença internacional continua neste capítulo com o workshop de Teatro de objectos ministrado pelo russo de nova-iorquino, Nikolai Shishkin; multi-premiado como encenador, actor e manipulador, actual director artístico da companhia Arts for Kids – Marquis Studios, em Nova Iorque. Finalmente, o FestaAfife apresenta a animação de Alexandre Pring, brasileiro carioca, que estará à solta em Viana do Castelo toda a semana do festival.

Em termos nacionais, o festival abre com Miséria do Teatro de Marionetas do Porto, a comemorar 20 anos de consistente e premiado trabalho, aqui com a produção para adultos de um conto popular. De Vila do Conde, o Teatro de Formas Animadas traz Mamulengo de João Roberto; apresentando os tradicionais robertos brasileiros ou mamulengos. O Teatro e Marionetas Mandrágora, de Gondomar, põe em cena uma abordagem da estações do ano para toda a família com O Jardim – Tomo I, A Primavera. De Alcobaça, o S.A. Marionetas representa o popular português Teatro de D. Roberto. O portuense Art'Imagem encena o conto de Luís Sepúlveda História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar. E, o grupo da casa, M.A.O. – Marionetas, Actores e Objectos, apresenta a fabula existencial Gepeto a partir de António Torrado.



Cinema de Animação

No cinema de animação, a maior novidade do II FestAfife é o programa Sexualidade e Desejo; uma selecção de filmes em diversas técnicas animação, versando problemáticas e vivências da sexualidade e do desejo. Ao todo são sete curtas-metragens do Canadá, Inglaterra, França, República Checa, e Rússia.

Outro ponto de destaque será a actualização do cinema animado que se faz hoje em Portugal, por via do programa Animação Portuguesa Hoje!. São nove filmes, todos produzidos nos últimos dois anos que dão uma perspectiva real produção nacional actual, revelando novos autores e perspectivas.

O mesmo se faz com a produção da Galiza no programa Animação Galega, com sete filmes produzidos nos últimos quatro anos. Já o programa Clássicos Ingleses, como o nome indica, alarga o espaço temporal de produção dos filmes seleccionados, pretendendo escolher os filmes britânicos estreados desde 1993 que já se tornaram clássicos do género no seu país.

A exibição de cinema de animação conta ainda com a óbvia programação para os mais pequenos, dividida pelos programas Infantil (dirigida aos escalão 7-12 anos) e Pré-Escolar (dos 3 aos 6 anos), nos quais serão projectados 11 filmes de Portugal, França, Japão, Inglaterra, Sérvia e Croácia.

Este capítulo completa-se com um workshop de animação em stop motion, com o objectivo de dotar os formandos das condições essenciais para criar animações digitais, quer a partir de fotografia ou de desenho.



Exposições/Bar Oficial

Nesta sua segunda edição, o FestAfife também alarga o seu âmbito às exposições. Nomeadamente, à das marionetas de Jorge Cerqueira, conceituado marionetista português e mestre na aliança do bizarro ao popular. Está patente a partir de hoje no piso térreo dos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.

Durante o festival, outras marionetas da colecção do M.A.O. estarão expostas na pastelaria Vandôme (Praça 1º de Maio), café Filipe (R. da Bandeira) e no bar Nasoni (Palácio das Malheiras).

Este último espaço será o bar oficial do FestAfife, com duas noites dedicadas ao festival, as das sextas-feiras 21 e 28 de Novembro. Para além da decoração alusiva às marionetas e ao cinema de animação, a mesa de mistura estará a cargo de Eduardo Sardinha, jornalista musical, meia parte do projecto PanTheMusic e com residências passadas em espaços como o Contagiarte ou o Tendinha dos Clérigos.



O II FestAfife é uma organização conjunta do M.A.O. – Marionetas Actores e Objectos e da Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Este ano, o FestAfife acontece no Casino Afifense, Teatro Municipal Sá de Miranda, Auditório dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais, Auditório da ACEP Meadela, Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Antigos Paços do Concelho e bar Nasoni.

Como na primeira edição, o FestAfife terá itinerâncias que irão passar este ano por Vila do Conde e Valongo do Vouga.

Toda a informação detalhada do FestAfife pode ser consultada em www.festafife.com .






www.festafife.com

Imprensa: Eduardo Sardinha 965 621 623

Teatro de Marionetas: 963 676 174

Cinema de Animação: Rui Bandeira Ramos 962 834 852



MAO - Marionetas, Actores & Objectos Grupo Teatro

Edifício Palácio, 3º

Sala 308

4900-495 Viana do Castelo

Portugal

Telm.: +351 963 676 174

E-mail: marionetas_viana@hotmail.com

www.marionetasemviana.com



AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual

Praça D. Maria II, n.º 113, r/c

4900-489 Viana do Castelo

Portugal

Tel.: +351 258 821 619

Telm.: +351 962 834 852

E-mail: ao-norte@nortenet.pt

www.ao-norte.com

recebido de FestAfife - press