sábado, novembro 08, 2008

OPS!

Manuel Alegre e a Corrente de Opinião Socialista em Lisboa lançam em Lisboa, dia 11 de Novembro, terça feira, no Hotel Altis (Rua Castilho), às 18h30, o segundo número da ops! - Revista de Opinião Socialista

A ops! é uma revista da iniciativa da Corrente de Opinião Socialista e de livre acesso ao público, com o segundo número dedicado ao tema "A Questão Educativa: do básico ao superior".

A apresentação deste segundo número inclui a realização de um debate sobre a Educação em Portugal, com Manuel Alegre, António Nóvoa (Reitor da Univ. Lisboa), Rosário Gama (Presidente Esc. Sec. Infanta D. Maria), Paulo Guinote (editor do blogue "A Educação do meu umbigo), com moderação de Nuno David.

A missão da ops! é a de promover a informação, o debate aberto e a proposta de políticas socialistas e de esquerda, no quadro nacional, internacional e dos desafios das sociedades globais.

Neste número, a actualidade da questão da Educação em Portugal, do ensino básico ao superior, a conflitualidade entre professores e a tutela, a avaliação dos professores no secundário, a Educação Especial, os modelos de gestão, as competências das autarquias, a carência de integração entre níveis de ensino, a diluição da função cultural da Universidade em detrimento da económica, pontificam alguns dos temas de um dossier extenso com a participação de diversos investigadores, actores institucionais e professores, como Alberto Amaral, Almerindo Afonso, Paulo Guinote, Ana Benavente, Rosário Gama, António Magalhães, Licínio Lima, Paulo Peixoto, José Castro Caldas, entre muitos outros, incluindo diversos depoimentos de professores.

No dossiê inclui-se ainda uma extensa entrevista ao Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Professor Doutor Seabra Santos, bem como ao Presidente do Conselho de Coordenação dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Professor Doutor Luciano de Almeida.

Escrevem neste número Manuel Alegre, Nuno David, Francisco Duarte, Elísio
Estanque, Alberto Amaral, Almerindo Afonso, Ana Benavente, António Magalhães, Jorge Martins, José Castro Caldas, Licínio Lima, Luis Tito, Maria José Gama, Paulo Guinote, Paulo Peixoto, Pedro Tito Morais, Rosário Gama, Sérgio Pessoa, Stuart Holland, Teresa Carla, Teresa Portugal, Carlos Afonso, e ainda vários depoimentos de professores.

Site da revista: http://www.opiniaosocialista.org/ que só abre o 2º número a partir do dia do lançamento.