segunda-feira, abril 16, 2007

CAFÉ PHILO

DIA 18 de ABRIL às 21H00
Na Cafetaria do INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS
TEMA: A FELICIDADE / LE BONHEUR

Debate em francês e português animado por

Jean-Yves Mercury
Dominique Mortiaux
Nuno Nabais



Um novo espaço/tempo de reflexão e debate, O Café Philo, abre a 18 de Abril às 21h00 na Cafetaria do Instituto Franco-Português (Av. Luís Bívar, 91 em Lisboa).
Trata-se duma especificidade francesa, herança longínqua dos cafés literários do século XVIII e que, no decorrer dos anos 90, conheceu em França, um verdadeiro renascimento e até um entusiasmo e « uma moda ».
Então, de que se trata ? Simplesmente de propôr um assunto para debate e discussão sobre diversos temas abertos. O primeiro será a questão da felicidade. Não se trata de conferências ou de comunicações na presença de um público, mas sim de um debate para confrontar os nossos pensamentos, ideias e reacções! A escolha de um café é neste aspecto reveladora, pois não corresponde a nenhum lugar institucional. Esperamos assim que a filosofia saia um pouco « de casa”, dos seus lugares reservados, para ir « ao café » ao encontro da opinião. Temos que nos lembrar de que a filosofia ocidental fez de Sócrates o seu pai e este nunca escreveu uma só linha ao afirmar que o lugar exacto do questionar filosófico era o diálogo, o confronto ao vivo das opiniões e dos pensamentos, nada sendo igual à ductilidade da palavra falada.
Eis o que nos oferece o IFP, na quarta-feira 18 de Abril, às 21h. Será o primeiro de um encontro que terá lugar uma vez por mês. Nuno Nabais, Dominique Mortiaux e Jean-Yves Mercury serão os animadores.


A Entrada é livre

Recebido de Margarida Antunes da Silva
Attachée de Presse/Relations Publiques
Instituto Franco-Português
Av. Luís Bívar, 91
1050-143 Lisboa
Tel: 21 311 14 27 Fax: 21 311 14 63
margarida.silva@ifp-lisboa.com